terça-feira, 28 de setembro de 2010

Centro de Referência ao Idoso



Quando se observa um serviço público de saúde, nota-se que o número percentual de atendimentos às pessoas idosas é superior ao percentual que esta parcela da população representa no todo. Existe uma clara tendência mundial de ocupação dos serviços de saúde pública pelos idosos. A criação de serviços especializados, onde o atendimento do idoso é realizado de forma diferenciada, torna-se fundamental. O atendimento deve agir preventivamente.


O Centro de referência ao idoso é um espaço atendimento especializado, que organiza para se aturar:
• diretamente sobre os usuários do sistema, que chegam a ele diretamente ou encaminhados pelas unidades de saúde que pertencem ao sistema local;
• como base para pesquisas referentes aos modelos de atendimento deste público específico;
• como centro irradiador de técnicas e formador e sensibilizador de profissionais, de familiares e da população em geral.


O CRAI, devido a sua atuação, tem por objetivos:
• proporcionar à população idosa assistência especializada, a partir de uma equipe multiprofissional;
• prestar atendimento na área de medicina física e reabilitação;
• despertar os profissionais de saúde para a importância da geriatria preventiva;
• capacitar as equipes das Unidades de Saúde do Município e do SUS para prestarem um atendimento adequado ao idoso; 
• realizar convênios com faculdades de medicina e escolas superiores de saúde, para a troca de experiências e trabalhos conjuntos nas áreas de ensino e pesquisa em geriatria e gerontologia;
• realizar pesquisas na área de Geriatria e Gerontologia com a participação de outras entidades que estejam ligadas à problemática do idoso;
• promover o levantamento epidemiológico da saúde dos cidadãos
idosos, com o apoio e coordenação dos órgãos sanitários oficiais;
• integrar-se com clubes de serviços e entidades de âmbito comunitário, como forma de estimular os idosos à mobilidade e à convivência social;
• apoiar e realizar campanhas educativas de estímulo ao respeito a esta população, visando estimular a participação social do idoso;
• prestar assistência domiciliar ao idoso inválido ou com alto grau de dependência, oferecendo apoio e orientação aos familiares, com o objetivo de reduzir internações hospitalares e institucionalizadas;
• treinar e orientar os funcionários de asilos, proporcionando um melhor desempenho no atendimento aos problemas do idoso.



Os Centros de Referência do Idoso (CRI), são espaços de uso exclusivos de maiores de 60 anos, que oferecem atendimento médico ambulatorial aliados à espaços de convivência. Visando promover a integração daqueles que chegam à maioridade, os CRIs disponibilizam, além de atendimento médico, atividades culturais e educacionais que têm como objetivo reinserir o idoso e fortalecer sua rede de seu convívio social.




CRAI - Montes Claros/MG


O Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira, vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, cuja inauguração oficial se deu em 10 de abril de 2008, destina-se ao atendimento de pacientes das regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Tem prioridade os idosos considerados frágeis, no entanto, com indispensável agendamento prévio que é realizado eletronicamente por meio da Central de Regulação de Leitos (sob a supervisão direta da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, sem qualquer ingerência do hospital ou da própria universidade). O serviço é totalmente gratuito - bancado exclusivamente pelo SUS -, com capacidade para 92 atendimentos/dia, contando com equipamentos modernos e equipe multidisciplinar. 






IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO


Endereço: Rua 1º centenário, Nº101 Bairro: Cândida Câmara. Montes Claros/mg
Telefone: (38) 3224-8032
Responsável: Eleneuza Luiz Cezar
Entrevistado: Enfª Maria Leticia Moreira (COREN: 100907)

A proposta do presente estudo é conhecer o funcionamento do serviço e as características mais relevantes para a comunidade. 


Qual a estrutura disponível à população idosa no Centro? Atenção de nível secundário para consultas, exames, reabilitação, exames e encaminhamentos para a atenção primaria ou possível internação. 

Qual a missão e os objetivos do serviço? Atender de forma humanizada dentro das diretrizes do SUS a população idosa. 

Quais as especialidades compõem a equipe multiprofissional do Centro de Referência? Medicina geriátrica: responsável pela avaliação da saúde da pessoa idosa (corpo, mente, espiritualidade e o convívio com a família e sociedade); fisioterapia: tem a finalidade de melhorar a função motora ou respiratória dos indivíduos para a realização das atividades cotidianas ou manter o que ainda lhe resta de função e prevenir complicações e deformidades;  fonoaudiologia: avalia e reabilita as dificuldades da comunicação, voz, audição e os distúrbios da alimentação, além de orientar os cuidadores para promover qualidade de vida aos pacientes idosos; psicólogo: avaliar o estado emocional e comportamental (seus desejos, tristezas, preocupações, medos), mental e funcional do idoso, bem como do cuidador e família, contribuindo para que o idoso mantenha sua economia e recupere sua qualidade de vida; enfermagem: o serviço de enfermagem objetiva cuidar para que o idoso consiga aumentar os hábitos saudáveis, cuidar de si mesmo, diminuir e compensar as limitações decorrentes da idade, prevenindo as complicações das doenças inevitáveis;nutrição: conhecer e avaliar a história alimentar do idoso, propor alterações e adaptações no plano alimentar visando a melhora nutricional e clínica, de forma a contribuir para a promoção da saúde; terapia ocupacional e assistente social: o assitente social acolherá o idoso e seu cuidador realizando entrevista, orientação e encaminhamento, visando a garantia dos seus direitos.   

Qual o tempo de espera por uma consulta ou outro serviço oferecido? Após ser triado o tempo médio são de 30 minutos. 

Como é realizada a triagem do idoso e qual o profissional responsável? É feito uma pré-consulta por um técnico em enfermagem que colher os dados vitais do idoso, em seguida é efetuado a consulta de enfermagem. Posteriormente realizado a consulta médica. 

Existe educação para o acolhimento humanização no serviço? Sim, mensalmente com temas variados ou conforme necessidade do pessoal. 

Qual o papel da enfermagem no serviço? Efetua consulta de enfermagem, supervisão da equipe de enfermagem e realização de procedimentos de sua competência. Realiza também serviços de administração e organizacionais.

3 comentários:

  1. como faço para entregar meu curriculo?

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe tem 68 anos e mora em Buritis noroeste de minas,como faço marca uma consulta pra ela nesse hospital eu moro em Moc.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe tem 68 anos e mora em Buritis noroeste de minas,como faço marca uma consulta pra ela nesse hospital eu moro em Moc.

    ResponderExcluir